A maternidade com suas dores e delícias
imprimir
24 Maio 2013

Receitinha de sucesso para a educação de filhos!!

Postado por: Rafa Manfroi

DSC_4661

Ontem fui pegar o resultado das avaliações da Gabriella desse primeiro trimestre na escola. É sempre bom escutar a respeito dos nossos filhos por pessoas que estão de fora não é? O olhar daqueles que “não amam desesperadamente” como os pais é sempre mais apurado e enxerga além! Nós pais (e também os avós), temos a tendência de achar que os nossos filhos ou netos são os mais fofos, os mais inteligentes e os mais lindos, quando na verdade, cada criança se desenvolve de um jeito único e muito especial e ao seu tempo! As habilidades dos meninos são diferentes das habilidades das meninas e cada criança nos surpreende através das características próprias da sua personalidade. Isso é uma delícia, é o que nos faz ser tão singulares, desde pequenos!

No meu trabalho consigo presenciar essa realidade muito de perto e o que me surpreende é ver o quanto O EMOCIONAL INFLUENCIA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS. A família que ela está inserida, se o casal vive de forma saudável ou não, as dificuldades que esta família está vivenciando no momento e como lida com elas, o tempo que os pais dispõe com os filhos no dia a dia corrigindo, ensinando, treinando seu coração, rindo junto, disciplinando, elogiando suas conquistas e estimulando seus desafios, fazem toda diferença no “resultado final” de rendimento escolar, sucesso na aprendizagem e até mesmo de boa conduta.

Nos USA existe uma pesquisa feita pela Associação de Psicologia que detectou que crianças inseridas em famílias que têm o hábito de sentar-se à mesa juntos para as refeições, possuem menos sintomas de estresse, depressão, solidão, agressividade, dentre outros. Engraçado não é? Algo tão simples como sentar-se à mesa para comer, ser capaz de proteger nossos filhos dos sintomas mais tratados e temidos nos dias de hoje. Por que será? Porque é ali na mesa que os nossos relacionamentos se iniciam, se fortalecem e acontecem. É ali que os pais atendem seus filhos, os suprem, os corrigem quando jogam a comida no chão, os ensinam quando não querem comer e principalmente: ficam olhos nos olhos, se amam, se percebem, se conhecem! Eu achei isso rico de mais porque vivemos num tempo onde as crianças comem comidas industrializadas, sentadas no chão  em frente à TV e de preferência sem a presença da mãe, que precisa terminar de lavar a louça, trabalhar no computador ou simplesmente navegar pelo facebook.

Com isso, vemos que a receita de sucesso na educação de filhos, no sucesso escolar, no desenvolvimento das crianças, é bem mais simples do que ler muitos livros e fazer outros tantos cursos. É viver plenamente, amar como se não houvesse amanhã, se doar, perdoar, rolar no chão, abrir mão de um salário maior e poder estar em casa fazendo a tarefa escolar junto com os filhos, percebendo suas dificuldades e seus acertos. É ser pai o suficiente para poder ser amigo no futuro e então aplaudir o sucesso pelo qual você tanto torceu.

Bejinhos cheios de carinho, Rafa.

 

 

 

Gostei

Deixe um comentário:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

topo