A maternidade com suas dores e delícias
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13 junho 2013

Pilates na Gestação

Postado por: Rafa Manfroi

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Ainda não estou craque, mas eu chego lá!! 

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Quando eu engravidei, a primeira coisa que a médica pediu foi: "Suspenda qualquer atividade física nos 3 primeiros meses da gestação e depois disso, quando o risco maior de abortos espontâneos diminuir você estará liberada para atividades como caminhadas, Pilates e Hidroginástica.

Como eu sou loira e meu cabelo fica verde com o cloro, como eu morro de preguiça de tomar banho na academia e detesto passar frio, a Hidro foi deletada das opções e sobrou o Pilates, que é um exercício que eu já fiz numa época em que estava com muitas dores na coluna e tive um resultado surpreendente!!

Em frente à minha casa tem o Stúdio Vida Pilates da Juliana Preisner Collete, a Jú, uma querida, fofa e super competente! Ela tem cuidado de mim com todo carinho e tem feito nossas aulas serem muito especiais! A Jú me contou que durante a gestação o corpo da mulher muda rapidamente causando em certos casos má postura, desconforto e dores. Por isso, a partir do terceiro trimestre de gestação e com a liberação médica o método Pilates é tão indicado, pois ele diminui todos esses sintomas. Ela enfaliza que: "Gravidez de risco e pressão alta durante a gestação não são casos indicados".  Continuando, a Profe Jú nos explica quais os benefícios do Pilates, já que muitos acreditam que ele tem apenas a função de corrigir postura e fortalcecer coluna: "O método Pilates alonga e fortalece a musculatura, principalmente a de abdômen, glúteos e parte inferior das costas, considerada o centro de força do corpo e responsável pela sustentação da coluna vertebral. Seus benefícios são: melhor condicionamento físico, controle de peso, abdômen mais forte facilitando o trabalho de parto e após o nascimento, se essa musculatura estiver bem treinada, ela se recupera mais rapidamente. O Pilates visa qualidade e a execução correta dos exercícios e uma das grandes preocupações do Fisioterapeuta é garantir a postura adequada à gestante. O objetivo não são as repetições excessivas e a utilização de muita carga e sim a boa execução dos movimentos".

Outra coisa que pra mim é super importante, é a questão da respiração, que acompanha cada movimento e que tem uma função bem importante no processo todo. Eu, que sou muito ansiosa, saio de lá muito mais tranqüila e “lembrando” de respirar, quando as tensões do dia me tiram o fôlego!

Ah! Sem falar que separar um momento do dia pra ser exclusivamente nosso é um bem muito necessário!

Bom meninas, fica aqui a minha dica de um exercício gostoso e muito relaxante para este momento tão importante das nossas vidas!!

Se vocês tiverem interesse em entrar em contato com a Jú o fone dela é: 99775656 ou 41040191.

Tudo que é bom, precisa ser indicado!!

Beijinhos, e vamos nos cuidar. Sempre!!

Rafa.

Ps: Pra finalizar, uma foto da minha companheirinha, que neste dia foi pra aula comigo ver se ganhava a famosa balinha, que só tem na profe Jú!! 

 

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