A maternidade com suas dores e delícias
imprimir
18 fevereiro 2016

Papo de mãe pra mãe!!

Postado por: Rafa Manfroi

Já dizia meu avô que o povo fala porque tem boca e eu tenho que concordar com ele.

As pessoas olham pra vida da gente, não sabem de nada do que passamos ou sentimentos, das lutas que batem à nossa porta e se acham no direito de opinar, mesmo sem a gente pedir.

Esses dias, quando falei que ia colocar a Carolina na escola, com dois anos e três meses, uma senhora respondeu com uma voz triste e dramática: Que dó!!!!

Nossa, na hora eu me senti culpada sabia? Foi o primeiro sentimento que aquele dó todo produziu em mim, mesmo tendo convicção de que havia ficado grudadinha nela no período mais importante da sua vida e cuidado pessoalmente de cada fase e cada necessidade da minha pequena.

Claaaaro que eu, assim como a maioria das mães que estão colocando os filhos pela primeira vez na escola, já me sentia secretamente culpada. Uma culpinha básica, de uma mãe normal. (risos).

A gente toma a decisão (de botar na escola, tirar a chupeta, desmamar ou seja lá o que for) depois de muito pensar e analisar, mas quase sempre é uma decisão duvidosa, cheia de medos e inseguranças, é ou não é? E escutar esse tipo de comentário só piora!!

A grande verdade é que nunca vamos agradar “o povo todo” e pra falar mais a verdade ainda, nunca vamos NOS agradar também, porque esse sentimento chamado culpa, que tão de perto acompanha as mães, não nos deixa relaxar diante da decisão tomada e do caminho escolhido.

papo de mae 1

Isso tudo porque desejamos ser boas mães, AS MELHORES e se possível não errar nunca. Só que isso não existe meu bem!!  Vamos errar muito e isso faz parte do nosso aprendizado e dos nossos filhos.

Então, como escrevi nesse pequeno texto logo a baixo, que por sinal foi recorde em compartilhamentos na pagina do face, vamos dar menos ouvido à voz do povo e mais atenção ao que Deus fala em nossos corações, porque ELE fala e disso eu tenho certeza!!

Se a mãe decide ficar em casa pra cuidar do filho não gosta de trabalhar.
Se trabalha fora não tá nem aí pra criança!

Se tiver empregada é preguiçosa, se não tem é louca!

Se colocar na escola é uma mãe má, se deixa em casa tá superprotegendo!

Se tiver um filho só vai criar um egoísta, se tem três perdeu o juízo.

Percebeu que nunca vamos agradar a todos?
Por isso, tenha certeza do que é melhor pra SUA família e se tiver que consultar, peça ajuda a Deus que dá gratuitamente a sabedoria que precisamos!!

Beijos no coração!!

Rafa.

Rafa Manfroi é psicóloga clínica e escolar e especialista em casais e família. Trabalha há mais de 10 anos com educação e é autora do Blog Vamos Educar.

Gostei

Deixe um comentário:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

topo