A maternidade com suas dores e delícias
imprimir
11 abril 2016

O ambiente familiar é a maior influência para moldar o futuro de uma criança.

Postado por: Rafa Manfroi

Hoje, o que mais vejo nas redes sociais são fotos de pais e mães exibindo suas crias!!

Mostramos (sim, eu me incluo nisso) suas fofurices, suas graças, suas conquistas, mas raramente incluímos nosso cônjuge e exaltamos a importância que nosso casamento tem dentro dessa linda família que construímos… Diga-se de passagem, antes deles nascerem!! Sim!! Você não sabia? Você e seu cônjuge, quando se casaram, já formaram uma família e só a expandiram com a chegada dos filhos!

Em meus atendimentos clínicos, tenho notado que os casais tendem a dividir a família em dois grupos: Os filhos com o pai e os filhos com a mãe. Quando o pais têm seus afazeres, seu jogo de futebol, a reunião de trabalho ou o encontro com os amigos a mãe está com os filhos. Quando a mãe sai o pai é quem assume os cuidados com as crianças.

casal feliz 2

Parece uma relação de cooperação não parece? E até considero que seja mesmo, mas se não cuidarmos e não tivermos  equilíbrio reservando dias especiais para sairmos todos juntos ou simplesmente ficarmos em casa, curtindo nosso canto, um filme, um jogo, um jantar sentados à mesa com bate papo, corremos o risco de formar duas famílias dentro de uma, uma estrutura muito parecida com a de pais separados, sem de fato sermos.

Percebem o perigo??

As crianças se sentem emocionalmente seguras quando sentem o amor do casal, a parceria, a cumplicidade e isso só pode ser percebido quando passamos um tempo de qualidade juntos, à sós e também na frente delas.

“O ambiente familiar é a maior influência na hora de moldar o futuro de uma criança. Nada, nada pode causar maior impacto na vida de um ser humano do que a influência que pai e mãe exercem sobre a família.”

Por isso, peçamos a Deus que nos ajude a investir e cuidar dos nossos casamentos, perdoando, amando, se entregando, diminuindo nossas exigências e começando em nós a mudança que desejamos ver no outro!

Com carinho, Rafa.

Rafaella Manfroi de Carvalho é psicóloga clínica e escolar, especialista em casais e familia. Trabalha com Educação há mais de 10 anos e é autora do Blog Vamos Educar.

Gostei

Deixe um comentário:

Comentários

  1. Rafa Manfroi disse:

    Verdade!! E que Deus nos ajude a conseguir!! Beijos no coração!!

  2. Alda Lígia Niada Boeira disse:

    Concordo plenamente com seu artigo. O perdão, o amor e as mudanças devem ocorrer diariamente para que sirvamos de “espelhos” para nossos filhos e netos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

topo