A maternidade com suas dores e delícias
imprimir
17 junho 2013

Drenagem Linfática na Gestação

Postado por: Rafa Manfroi

20130617-184306.jpg

 

Olá mamães!! Aproveitando o último post sobre Pilates, resolvi escrever também sobre a Drenagem Linfática, outro cuidado maravilhoso que eu estou tendo na gravidez e que tem me ajudado a me sentir melhor e mais saudável!

Eu sempre falo que se eu fosse rica faria Drenagem 5 vezes por semana pro resto da vida!! Além, é claro, das idas ao salão de beleza semanalmente, massagem relaxante, compras, viagens….kkkkkk!!! Brincadeiras à parte, a Drenagem é um bem que fazemos não só ao nosso corpo como também à nossa mente que consegue relaxar e se acalmar nesse momento de entrega e descanço!

Eu sou uma pessoa que já incho naturalmente, principalmente no verão, imagina na gravidez!! Quando estava esperando a Bibi, as pessoas perguntavam onde eu estava tomando sol pra ficar tão vermelha em pleno inverno, tamanha era a minha retenção de líquido!

Fui pesquisar e descobri que são muitos os benefícios da Drenagem na Gestação:

– Melhora a nutrição das células e a oxigenação dos tecidos;

– Estimula a circulação venosa e linfática; reduz a retenção de líquido;

– Diminui os inchaços típicos da gravidez;

– Estimula a lactação e a dessensibilização das mamas, preparando-as para a amamentação;

– Previne e combate varizes e sensação de pernas cansadas;

– Combate celulite e estrias ( adorei essa parte); alivia tensões e reduz dores musculares

O único cuidado que devemos ter é de escolhermos um profissional capacitado, um fisioterapeuta competente, de preferência especializado em gestação e pós-parto, pois um procedimento mal feito pode inclusive precipitar o parto e trazer prejuízos pra mamãe e para o bebê.

Ah, vale lembrar que minha fisio só me liberou começar após o primeiro trimestre de gestação! Eu tava ansiosa por começar, mas ela me proibiu e me fez questionar a minha médica sobre minha condição física e saúde geral, já que grávidas com hipertensão não controlada, insuficiência renal, trombose venosa profunda e infecções de pele não são aconselhadas a realizar este procedimento.

Tratamentos e cuidados são muito importantes, mas a saúde da gestante e do bebê vêm sempre em primeiro lugar!! Por isso é tão bom sermos acompanhadas por profissionais que nos darão um tratamento seguro e eficaz, sem nenhum tipo de risco!

Quem cuida de mim é a Mariana, uma fisioterapeuta amiga e querida, que largou um emprego de concurso público e salário fixo pra voltar a fazer o que ama e ficar mais tempo com sua filhota!! Ela me atende em casa, o que eu acho suuuper prático, pois não preciso tirar o carro da garagem, nem pegar trânsito, nem me arrumar. Muitas vezes tomo "aquele banho" e espero ela de roupão mesmo, pronta pra hidratar o corpinho ( que já está mais para corpão!! socorro!!). Ela vem toda equipada com maca, roupa de cama limpinha, touquinha higiênica, enfim, como manda o figurino de uma boa profissional, que sabe o que faz!! 

Tem um post sobre a história dela aqui no Blog, que vale a pena vocês lerem!! http://vamoseducar.com.br/posts/sem-categoria/depois-de-vario-exames-muito-choro-muita-tristeza-mas-nao-era-o-fim/

Caso alguém queira entrar em contato com ela, o fone dela é: 45.99695707.    

Volto a dizer que é sempre bom indicar os profissionais competentes que gostamos, à final, ta cheio de gente ruim trabalhando por ai!!

Beijinhos bem carinhosos a todas as gravidinhas que esperam cuidadosamente seus filhotes,

Rafa.

 

 

 

 

Gostei

Deixe um comentário:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

topo